Este artigo foi criado para estimular nossos pensamentos e avaliações sobre o futuro do recrutamento. Muitos não sabem que a função de recrutamento já está passando por uma mudança estratégica em direção ao “modelo de consultor de talentos”. Se você não está familiarizado com o termo, o consultor de talentos é um profissional cujo papel é de orientar e aconselhar as organizações com relação aos aspectos que circundam as atividades de gerenciamento dos talentos e vai além do recrutamento padrão. Uma boa parte do tempo deste profissional é consultar os gestores sobre como melhorar o desempenho e a gestão dos talentos e, eventualmente, seus resultados. A mudança para um papel mais estratégico está acontecendo como resultado de novas tecnologias que acabarão por substituir grande parte do trabalho transacional no recrutamento. Os consultores de talentos são necessários porque o modelo atual de recrutamento não está funcionando O objetivo n. ° 1 da função de recrutamento é impactar os resultados do negócio. Quando pesquisado, apenas 35% dos gerentes de contratação estão satisfeitos com o impacto do recrutamento no negócio. O segundo objetivo do recrutador é suportar os gestores contratantes na tomada de decisões da contratação. No entanto, apenas 25% das decisões de seleção de talentos pelos gestores que estão contratando são realmente influenciadas pelos recrutadores (Fonte: The Corporate Executive Board / Gartner). Piorando a situação, várias fontes revelaram que a taxa de insucesso de novas contratações é frequentemente próxima de 50%. Assim, como a tecnologia domina cada vez mais o recrutamento, os líderes de recrutamento terão apenas duas opções viáveis: permitir que a função de recrutamento se acabe ou mudar para o modelo de consultor de talentos que tem maior valor agregado. O principal benefício para os recrutadores atuais é a manutenção da empregabilidade, uma vez que a tecnologia assume mais tarefas de recrutamento. Sua futura segurança no trabalho aumenta ainda mais à medida que voce se torna mais estratégico e aumente os impactos do seu negócio.
Fonte Pelo Dr. John SullivanNovembro e CEB/Gartner